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Com a presente ação de formação, pretende dotar-se os colaboradores das entidades adjudicantes, não juristas, da necessária capacitação para assegurar a conformidade legal na tramitação do procedimento pré-contratual, destinado à contratação de uma empreitada e da execução do contrato de empreitada e conhecer os fundamentos de modificação do contrato e a revisão excecional de preços.

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22.02.2023 com Paula Frade Ribeiro

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Ação de formação de 10h, com Patrick Pitta Simões - dia 13.02.2023

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https://us06web.zoom.us/j/81105720617?pwd=c21tTk1hemhPRXo5alFBNmZBeUpVZz09

dia 29.11.2022 aceda neste link https://us06web.zoom.us/j/81105720617?pwd=c21tTk1hemhPRXo5alFBNmZBeUpVZz09

(à entrada registe o seu email e nome - identificando a autarquia de origem (ex: Raquel Benvinda (Municipio de Lisboa))

 Como é do seu conhecimento, a Fundação FEFAL - Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais promove junto das autarquias locais a formação dos seus trabalhadores, entre outros serviços. Recentemente, viu as suas competências reforçadas pelo DL nº 173/2019, de 13 de dezembro que adapta o regime de formação profissional à Administração Local, classificando a FEFAL como o Organismo Central de Formação para a Administração Local. Por força do diploma mencionado, é sua competência disponibilizar formação nas áreas obrigatórias e nas áreas consideradas estratégicas para as entidades do subsector da Administração Local.

A fim de apresentarmos uma oferta formativa ampla que vá ao encontro das reais necessidades de capacitação dos Dirigentes e demais trabalhadores, elaborámos um inquérito de necessidades de formação que permitirá a recolha de contributos para a elaboração do Plano de Formação da Fundação FEFAL para 2024. 

Agradecendo a colaboração da v/ entidade, solicitamos que o mesmo seja respondido até dia 30 de setembro de 2023 (prazo estendido até 16 de outubro 2023)

https://inquerito.fefal.pt/index.php/153872

A Fundação FEFAL 

 

 

 

 

Ação de formação tem como objetivos gerais dar a conhecer o regime jurídico da instalação, exploração e funcionamento dos empreendimentos turísticos, suas alterações e impacto na atividade de licenciamento de empreendimentos turísticos. Assim, pretende-se que o formando conheça, numa perspetiva teórico-prática, o quadro jurídico fundamental que regula a instalação, exploração e funcionamento dos empreendimentos turísticos e o papel desempenhado pela administração.

Consulte mais informação da ação

A ação de formação visa dotar os formandos com conhecimento das normas relacionadas com os ativos não correntes do novo Sistema de Normalização Contabilístico para as Administrações Públicas (SNC-AP), como sejam:

  • NCP 5 - Ativos fixos tangíveis;
  • NCP3 - Ativos intangíveis
  • NCP8 - Propriedades de investimento.

Consulte informação da ação

Os assuntos financeiros e de gestão financeira têm assumido um papel cada vez mais relevante em todas as áreas das organizações, sejam elas públicas ou privadas, saindo dos limites normalmente reservados só à área financeira.

Inscrições Aqui

é já dia 12 de maio que se realiza mais uma ação de Formação Contínua de Polícia e Fiscalização Municipal: Licenciamento Zero - DL 48/11.

Ultimas inscrições aqui

Tem como objetivos gerais dotar os participantes de conhecimentos sobre o regime jurídico que regula a atividade industrial, em especial, o papel dos municípios face a atividade, e como objetivos específicos, numa perspetiva teórico-prática, dar a conhecer o quadro jurídico fundamental que regula o relacionamento entre cidadão e empresas com a administração.

Consulte informação da ação

Pretende-se dotar os formandos de saberes e competências no sentido de aperfeiçoar o desempenho das atividades nos procedimentos relacionados com o regime jurídico de férias, faltas e licenças, no âmbito da Lei n.º 35/2014, de 20/06 e respetivo anexo e subsidiariamente da Lei n.º 7/2009, 12/02.

No final da ação de formação os formandos deverão identificar os princípios constantes do regime jurídico de férias, faltas e licenças melhorando o desempenho na execução dos procedimentos realizados no âmbito da temática.

Consulte a Ficha do Curso

 

Pretende-se dotar os formandos de saberes e competências que lhes permita melhorar os procedimentos relacionados com o regime jurídico de duração e horários de trabalho na Administração Pública, no âmbito da Lei n.º 35/2014, de 20/06 e respetivo anexo e subsidiariamente da Lei n.º 7/2009, 12/02.

Consulte a Ficha de Curso

Nós não podemos não comunicar por isso, esta torna-se um veículo de extrema importância na relação com os outros. No ambiente profissional, saber expressar ideias, sentimentos e necessidades de forma assertiva é uma habilidade essencial para prevenir conflitos, promover relações saudáveis e atingir objetivos comuns.

O poder da comunicação: como ser mais assertivo? (100% E-Learning)

84
14 horas

O Stress é uma resposta fisiológica e comportamental natural a um evento que nos faz sentir ameaçados. Quando não é gerido adequadamente pode ter consequências negativas para a nossa saúde física e mental condicionando o nosso desempenho profissional. Num mundo cada vez mais acelerado em que as exigências cada vez são mais e maiores, torna-se essencial aprender a reconhecer os sinais de stress e desenvolver estratégias eficazes para lidar com ele. Esta formação irá proporcionar a aprendizagem de ferramentas e técnicas de autorregulação emocional para que os formandos possam gerir o stress de forma saudável e produtiva.

Gestão de stress (100% E-learning)

96
16 horas

Disponibilizar ferramentas de envolvimento para a promoção da reciclagem; Evidenciar as vantagens e o impacto da reciclagem nas cidades; Refletir sobre a cadeia de valor da reciclagem; Esclarecer dúvidas e mitos sobre a reciclagem; Formação em parceria com a LIPOR

Recicla-te

55
4 horas

Dotar os formandos de conhecimentos e práticas que permitam um atendimento telefónico adequado e eficaz, demonstrando a importância do mesmo, como contributo para a imagem do Município.

Atendimento ao Munícipe por Telefone (Edição 2025)

80.00
7 horas

A Entrevista de Avaliação de Competências é um método que pode ser considerado obrigatório ou facultativo nos procedimentos concursais da Administração Publica Central e Local conforme previsto na atual portaria 233/2022 de 9 de setembro. Todos os trabalhadores que participam na tramitação dos procedimentos concursais na Administração Publica Central e Local devem estar preparados para a aplicação adequada deste método de seleção que se afigura agora como a única entrevista possível de realizar. A preparação através da frequência deste curso reveste-se de crucial importância e afigura-se como um fator critico para o sucesso na seleção através da entrevista, de recursos humanos capazes de lidar com os atuais desafios com que a sociedade portuguesa em geral e os serviços públicos em particular se confrontam, capazes de transmitir uma imagem de qualidade tão necessária à confiança nas instituições e ao progresso social.

Curso de Entrevista de Avaliação de Competências (1ª Edição 2025)

410
30 horas

Com este curso, pretende-se dotar os participantes dos conhecimentos indispensáveis ao bom desempenho no âmbito do Protocolo.

Protocolo Institucional

150
14 horas

Tendo em consideração que, no âmbito de uma aquisição de bens, é fundamental que a Entidade Adjudicante pugne pelo cumprimento dos prazos de entrega dos bens e, bem assim, pugne pela sua entrega de acordo com as exigências ínsitas no Caderno de Encargos, afigura-se necessário munir os agentes com conhecimentos técnico-jurídicos para uma condução de um contrato eficaz e garantístico do interesse público que lhe subjaz. 

CCP - A execução do contrato de Aquisição de Bens (1ª Edição 2025)

89
8 horas

Compreender a importância da classificação da informação (vantagens de organização e produção documental); Perceção institucional da informação originada em diversos suportes e com diferentes significados;Utilizar corretamente o Plano de Classificação (aplicação e classificação da documentação/informação no serviço, independentemente do tipo de suporte).

Regulamento para a Classificação e Avaliação da Informação Arquivística da Administração Local

150
14 horas

Explorar as oportunidades da Avaliação de Ambiental Estratégica ao nível da decisão estratégica, numa óptica integrada, com base numa avaliação de opções e numa procura de caminhos de sustentabilidade

Avaliação ambiental estratégica

105
7 horas

Capacitar os participantes com as metodologias de Planeamento Cultural Estratégico: Fundamentos do Planeamento Cultural; Ferramentas e Métodos de Planeamento Cultural; Marketing de Eventos Culturais; Implementação e Avaliação

Planeamento Cultural Estratégico

200
14 horas

Capacitar os participantes com conhecimentos abrangentes sobre a legislação e regulamentação aplicáveis à água para consumo humano em Portugal, promovendo a compreensão dos requisitos legais, normativos técnicos e boas práticas na gestão da água potável.

Legislação e Regulamentação da Água para Consumo Humano

105
7 horas

Planear um evento turístico e dominar ferramentas de gestão operacional do evento; Conceber um conceito de evento na área da promoção turística; Dominar técnicas de gestão de projetos aplicadas a um evento turístico; Planificar um mapa logístico; Conceber um plano de marketing e um plano comunicacional coerentes com os objetivos do evento; Definir um plano de avaliação e de follow-up do evento.

Planeamento e Gestão de Eventos Turísticos

200
14 horas

Capacitar para a importância da Mediação Cultural, as competências do Mediador Cultural  e as estratégias de Mediação para diferentes públicos.

Mediação de Públicos em Espaços Museológicos

80
7.00 horas